segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Desobrigação de Depósitos antecipados


Você sabia que, conforme a lei de n° 3.359 de 07/01/2002, é PROIBIDA A EXIGÊNCIA DE PAGAMENTO DE DEPÓSITO ANTECIPADO de qualquer natureza, se você necessita INTERNAR ALGUM DOENTE em situação de urgência e emergência nos HOSPITAIS DA REDE PRIVADA?

E se por ventura tal depósito foi exigido, você tem o direito em receber EM DOBRO o valor depositado?

É lei federal, mas ninguém divulga....

3 comentários:

  1. Colega,

    Muito nobre seu empenho em divulgar. Parabéns.
    Todavia salvo engano essa lei é uma lei municipal da cidade do Rio de Janeiro e não Federal como enunciado. Portanto pelo princípio da territorialiedade, sua eficácia está condicionada aos limites do Município. Isto é, a lei só vale para o Município do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Colegas,

    É proibido sim em todo o território nacional, vejam Complemento sobre Lei 3.359 : RESOLUÇÃO NORMATIVA 44
    Abraços,
    Ivete



    1. A Lei 3.359 de 07/01/02 é municipal, publicada do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro (DOM) em 09/01/02, portanto só é valida para o Município do Rio de Janeiro, principalmente no seu Art. 2º que rege o seguinte

    Art. 2º - Comprovada a exigência de depósito, o hospital será obrigado a devolver em dobro o valor depositado ao responsável pelo internamento.

    2. No âmbito Nacional a norma válida é a Resolução Normativa nº 44 de 24/07/03 da ANS que dispõe sobre a proibição da exigência de caução (deposito) por parte dos hospitais particulares, planos de saúde etc., a qual transcrevo abaixo:

    RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN N.º 44, DE 24 DE JULHO DE 2003.

    Dispõe sobre a proibição da exigência de caução por parte dos Prestadores de serviços contratados, credenciados, cooperados ou referenciados das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde.

    A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso VII do art. 4º da Lei n.º 9.961, de 28 de janeiro de 2000, considerando as contribuições da Consulta Pública nº 11, de 12 de junho de 2003, em reunião realizada em 23 de julho de 2003, adotou a seguinte Resolução Normativa e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação.

    Art. 1º Fica vedada, em qualquer situação, a exigência, por parte dos prestadores de serviços contratados, credenciados, cooperados ou referenciados das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde e Seguradoras Especializadas em Saúde, de caução, depósito de qualquer natureza, nota promissória ou quaisquer outros títulos de crédito, no ato ou anteriormente à prestação do serviço.

    Art. 2º Fica instituída Comissão Especial Permanente para fins de recepção, instrução e encaminhamento das denúncias sobre a prática de que trata o artigo anterior.

    § 1º As denúncias instruídas pela Comissão Especial Permanente serão remetidas ao Ministério Público Federal para apuração, sem prejuízo das demais providências previstas nesta Resolução.

    § 2º Os processos encaminhados ao Ministério Público Federal serão disponibilizados para orientação dos consumidores no site da ANS, www.ans.gov.br.

    Art. 3º A ANS informará à operadora do usuário reclamante quanto às denúncias relativas a prestador de sua rede, bem como a todas as demais operadoras que se utilizem do referido prestador, para as providências necessárias.

    Art. 4º Esta Resolução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

    JANUARIO MONTONE
    Diretor – Presidente

    3. Nota-se que tal Resolução não prevê a restituição do valor depositado, o que nos leva a entender que o ressarcimento em dobro só acontecerá no Município do Rio de Janeiro. As demais localidades fora do Município do Rio são normalizadas pela Resolução.

    ResponderExcluir
  3. Cara, vc é d+.
    Devemos divugar estas informações ao máximo de pessoas que pudermos, principalmente às que + necessitarem.
    A lei federal, conforme segue abaixo:
    LEI Nº 3.359 DE 07/01/2002
    PUBLICADA NO DIÁRIO DA REPÚBLICA EM 09/01/2002
    .
    Art.1° - Fica proibida a exigência de depósito de qualquer natureza, para possibilitar internamento de doentes em situação de urgência e emergência, em hospitais da rede privada.
    Art 2° - Comprovada a exigência do depósito, o hospital será obrigado adevolver em dobro o valor depositado ao responsável pelo internamento.
    Art 3°- Ficam os hospitais da rede privada obrigados a dar possibilidade de acesso aos usuários e a afixarem em local visível a presente lei.
    Art 4° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    José Ricardo

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper