segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A experiência mais importante de minha vida...

Certa vez fizeram-me uma pergunta: "O que, de mais importante, você já fez em sua vida?"

Foi em 08 de outubro de 1990. Estava em um clube com um ex-colega que há muito não o via. No meio do nosso papo, chegou o pai do meu amigo de carro informando que o seu neto bebê parou de respirar e que foi levado para o hospital com urgência.

Imediatamente, meu amigo subiu no carro de seu pai e foi-se, sem despedir. Atônito ainda com a situação, sem mover-me, pensei: devo seguir meu amigo ao hospital? Hum...

Raciocinei: minha presença não serviria de nada, pois sou advogado e a criança certamente já se encontrava sob cuidados médicos. Oferecer meu apoio moral? Tanto ele quanto sua esposa vinham de famílias numerosas e sem dúvida estariam rodeados de familiares e amigos realmente chegados. A única coisa que eu faria indo até lá era, no mínimo, atrapalhar!

Decidi então que mais tarde iria ver o meu amigo. Mas quando dei a partida no meu carro, percebi que o meu amigo havia deixado o seu carro aberto e com as chaves na ignição. Resoluto, fechei o carro e fui até o hospital entregar-lhe as chaves.

A sala de espera estava repleta de familiares e amigos que consolavam o casal. No momento em que eu estava tentando entrar sem ser notado um médico aproximou-se do casal e, em voz baixa, comunica a confirmação do falecimento do bebê...

Presenciei nesse momento muito choro, lamentações e abraços. E resolvi esperar ali o tempo que fosse preciso, pois eu naquele momento era um completo inútil naquela cena toda...

Foi quando a esposa de meu amigo encaminhou-se até a porta e percebeu minha presença. Ao ver-me ali, surpresa, aquela mãe me abraçou e começou a chorar. Nesse momento meu amigo se refugiou em meus braços e me disse:

- Muito Obrigado por estar aqui!

E durante todo o resto da manhã fiquei sentado ali na sala de emergências do hospital, vendo meu amigo e sua esposa segurar nos braços seu bebê sem vida, despedindo-se dele. E porque esse foi o fato mais importante de minha vida?

1ª: o mais importante que fiz na vida ocorreu justamente quando eu não pude fazer absolutamente nada! Tudo que aprendi na universidade, os anos em que exerci minha profissão, todo o racional e intelectual que utilizei para analisar a situação lá no clube NÃO me valeram para essa circunstância.

2ª: o mais importante que fiz na vida esteve prestes a NÃO ACONTECER, devido aos ensinos que aprendi na universidade, aos conceitos do racional e do intelectual que aplicava na minha vida pessoal e profissional. Hoje, não tenho dúvida de que eu deveria ter subido naquele carro SEM VACILAR e acompanhar meu amigo ao hospital, custasse o que custasse!!!

3ª: aprendi que a vida pode mudar em um instante, assim, simples como um piscar de olhos, e na velocidade do pensamento! Aprendi que devo buscar um equilíbrio entre o trabalho e a minha vida, e que nenhum emprego - POR MAIS GRATIFICANTE QUE SEJA - compensa perder umas férias, romper um casamento ou mesmo passar um dia festivo longe da família. Aprendi que ganhar dinheiro, ascender socialmente e profissionalmente, receber honras e prestígio, nada disso tem o valor de uma amizade cultivada de pessoas que nos cercam, nossos amigos.

Por isso você recebeu essa experiência real de vida, MEU AMIGO!!!

4 comentários:

  1. Valeu Anderson. Simplesmente SENSACIONAL. Aprendí muito com essa sua experiência. Deus te abençôe meu AMIGO.

    Ass: Jorge Reis

    ResponderExcluir
  2. Realmente a história comove pela realidade que exemplifica amar a vida e aos outros é fundamental para se ter uma vida feliz... Mauricio

    ResponderExcluir
  3. Anderson , a vida pode mudar de um instante para o outro. Por isso todos os instantaes são como joias preciosas , que devem ser usados com o mesmo valor. Grato pela mensagem. Valter

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Anderson, me serviu muito pois amanhã inicio em um novo emprego, e não vou permitir que ele, por mais gratificante que seja, tome o lugar de minha família, da igreja, meus amigos e irmãos em minha vida, mais uma vez, MUITO OBRIGADO.

    DEUS lhe abençoe.

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper