quarta-feira, 9 de junho de 2010

O trem que não pára para embarque e desembarque!!!


Como conseguir embarcar e desembarcar de um trem em alta velocidade? Uma solução que certamente é uma grande inovação, proposta pelos chineses.

O trem se move todo o tempo. Há 30 estações entre Beijing e Guangzhou. Se ficar parando e acelerando novamente, em cada estação, desperdiçará muita energia e tempo, algo em torno de 5 minutos por estação (incluindo aí as pessoas idosas e deficientes que possuem certa morosidade no embarque e desembaque). Isso resultará em uma perda total de 2 horas e meia de tempo!

A idéia é bem original: o passageiro embarca em uma espécie de "vagão conector" que se acopla ao teto do trem. Quando o trem chega a uma estação, ele apenas REDUZ a velocidade, suficiente apenas para que o vagão conector no teto sejaja acoplado, enquanto desacopla o vagão conector que havia sido pego na estação anterior.

Muitas capitais brasileiras poderiam aproveitar essa idéia, uma delas Curitiba que possui projeto de implantação de metrô para o Mundial de 2014.

5 comentários:

  1. já pensou isto no Brasil, será que funciona...

    ResponderExcluir
  2. Aqui nunca teremos metro pois os prefeitos são crias do Jaime Lerner

    ResponderExcluir
  3. concordo . nesse estado onde quem diz que vai acbar com o pedagio nao faz isso quanto mais metro. e sonho. esse tipo de coisa nao funciona no brasil pq ate que essas mulas dos nossos engenheiros aprenderem como ma coisa assim ja vai ser obsoleto isso la na china ou em qq outra potencia mundial. reage BRASIL!!

    ResponderExcluir
  4. Se os "trem" de Brasília, principalmente o congresso, andasse assim, não fossem tão lerdo nos projetos de lei,não houvesse corruptos, certamente teria metrô, não só em Curitiba, mas, em todas as capitais. O Brsil andaria! Já pensou!

    ResponderExcluir
  5. Muita fantasia, precisariamos algo mais realista...

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper