quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Os "eventos" duplicados de nossa mente...

Se você ficar em uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio, você começará a perder a noção do tempo!

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento de objetos, pessoas, sinais da natureza (como o nascer e o pôr do sol), etc.

Além disso, nosso cérebro é extremamente otimizado, e ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Isso é necessário, pois um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

A maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice dos eventos que ocorreram durante o dia. Apenas as NOVIDADES são registradas pela mente com atenção redobrada pelo cérebro.

À medida que a mesma experiência se repetir, o cérebro simplesmente coloca suas reações no modo automático e literalmente "apagando" as experiências duplicadas - isso explica porque o tempo acelera quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente...

Quando começamos a dirigir um automóvel, achamos tudo muito complicado; nossa atenção é requisitada ao máximo. Porém, um belo dia, dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo!!!!

Como explicar isso? É muito simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas, qual marcha trocar, onde olhar no espelho retrovisor... ele simplesmente pega suas experiências passadas e as usa!

Aqueles críticos segundos de troca de marcha e leitura de placa são APAGADOS de sua noção de passagem do tempo.

À medida que envelhecemos os eventos se repetem: as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, etc. Fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no mês, no ano.

Resumindo: a rotina faz o tempo parecer que passa mais rápido. Por isso, o remédio é MUDAR A ROTINA do seu dia-a-dia.

Como? Simples: mude de paisagem, tire férias com a família (em locais diferentes), marque com muitas fotos, tenha filhos (eles destroem a rotina), faça festas de aniversário para eles, visite parentes distantes, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, cozinhe uma receita nova, escolha roupas diferentes, pinte a casa com uma nova cor, beije diferente sua paixão, crie com NOVOS momentos diferentes com seu grande amor, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos, enfim, VIVA!

E você perceberá que os Natais demorarão mais para chegar...

Por Airton Luiz Mendonça

3 comentários:

  1. Essa é ótima mesmo, já havia lido, mas vale a pena relembrar sobre as funções de nosso cérebro. Isso nos lembra que nosso criador é perfeito, como tudo o que Ele criou.

    Abçs.

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper