quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A 4ª Revolução Industrial já teve início...

KODAK: em 1998 ela tinha 170 mil funcionários e vendia 85% de todo o papel fotográfico vendido no mundo. Porém, apenas 3 anos mais tarde você nunca mais iria registrar fotos em filme de papel !!

UBER: é apenas uma ferramenta de software, que faz com que eles não sejam os proprietários dos veículos, mas mesmo assim é a MAIOR companhia de táxis do mundo.

AIRBNB: é a maior companhia hoteleira do mundo, embora eles não sejam proprietários de um único imóvel.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: computadores estão se tornando exponencialmente melhores. Um dos maiores exemplos é o WATSON (software desenvolvido pela IBM), onde vc pode conseguir aconselhamento jurídico dentro de poucos segundos, atingindo um índice de 90% de exatidão (quando feito por humanos o índice é de apenas 70% e leva alguns dias !!)

Esse mesmo software WATSON também já está diagnosticando câncer quatro vezes mais preciso e rápido do que comparado aos profissionais de saúde humanos. 

AUTOMÓVEIS: há alguns anos veículos com piloto automático já haviam sido lançados, mas em 2018 a expectativa é que custarão bem menos, e serão objetos de consumo da classe média. 

IMÓVEIS: pelo fato de poderem trabalhar enquanto se deslocam, as pessoas vão se mudar para mais longe para viver em uma vizinhança mais bonita.

ENERGIA: em 2015 foram montadas mais instalações solares que fósseis. O preço da energia solar vai cair de tal forma que todas as mineradoras de carvão cessarão atividades ao redor de 2028.

ÁGUA POTÁVEL: com eletricidade barata teremos também água abundante e barata (com a dessalinização será possível tanta água limpa quanto desejar quase sem custo, em função do baixo custo da energia solar).

SAÚDE: companhias estão desenvolvendo o aparelho TRICORDER que trabalha com o seu telefone, fazendo o escaneamento da sua retina, testa a sua amostra de sangue e analisa a sua respiração (bafômetro), coletando dados de 54 bio-marcadores que identificarão a grande maioria das doenças conhecidas. 

AGRICULTURA: estima-se que haverá um robô agricultor de apenas US$ 100,00 até 2024. Agricultores do 3º mundo poderão tornar-se gerentes das suas terras ao invés de apenas trabalhar nelas todos os dias. 

EDUCAÇÃO: até 2020 70% de todos os humanos terão um smartphone, permitindo acesso irrestito à educação de classe mundial. 

Por Udo Gollub

Um comentário:

  1. Sério esse lance da água? Então é fim daquela história que sempre ouvi desde pequeno que a água está acabando?

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper