sábado, 28 de dezembro de 2013

Formigas x Seres-Humanos...

a) Elas enterram seus mortos:
Apenas algumas criaturas na Terra tratam seus mortos de forma diferente: os seres humanos, os elefantes e as formigas. Quando uma formiga morre dentro do ninho, elas levam o corpo morto para o lado de fora por causa do saneamento, de modo que a infecção ou doença pode se espalhar para toda a colônia.



b) Elas ensinam seus jovens:
As formigas operárias não nascem com esta habilidade. Para que desempenhem seu trabalho elas são ensinadas. O professor formiga precisa ensinar uma formiga mais jovem sua função dentro da colônia.



c) Elas usam herbicidas e desinfetantes:
Em seus ninhos, elas usam várias substâncias que inibem a propagação de parasitas ou ervas daninhas. As formigas da madeira, por exemplo, adicionam resinas de coníferas solidificadas nos seus ninhos enquanto constrói, o que dificulta o crescimento de bactérias e fungos. A formiga de limão, que prefere ninho em árvores, produz um herbicida natural que mata todas as outras plantas ao redor de sua árvore.



d) Elas criam “gado”:
Assim como os humanos, as formigas também criam gados. São pulgões, lagartas e mirmecofilias que secretam um líquido doce chamado melada. As formigas mantém os predadores longe de seu gado e, até mesmo os conduz de um lugar para outro, assim como fazemos com as vacas. Quando é hora de recolher alguma melada do gado, o leite das formigas, elas tocam-se com suas antenas.



e) Elas travam guerras:
Há espécies de formigas, como as amazônicas, que estranhamente se assemelham aos espartanos em seu modo de vida. Ou seja, elas só sobrevivem através de guerras para obter mais recursos de outras colônias.



f) Elas praticam escravidão:
As formigas são conhecidas por serem trabalhadoras, mas, assim como os humanos, há algumas maçãs podres no cesto. Existem várias espécies de formigas que são dependentes de trabalho escravo para a sobrevivência, e que vai empreender ativamente guerra contra outras colônias para roubar e escravizar as adversárias.

3 comentários:

  1. Muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo novidade para mim. só sabia do que Salomão escreveu. (vai ter com as formigas ó preguiçoso).

    ResponderExcluir
  3. É só querer aprender, que elas ensinam...

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper