terça-feira, 30 de novembro de 2010

Deixe a Raiva Secar...


Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá azulzinho.

No dia seguinte, sua melhor amiguinha Júlia veio bem cedo convidá-la para brincar, mas ela não podia pois iria sair com sua mãe naquela manhã. Júlia então pediu à Mariana que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha.

Mariana não queria emprestar, mas ante a insistência da amiga resolveu ceder, mas fazendo questão de demonstrar claramente todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.

Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão, e o pior: faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada.


Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:
- Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão!

Totalmente descontrolada, Mariana queria a todo custo ir ao apartamento de Júlia exigir explicações. Mas a mãe, com muito carinho ponderou:
- Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo branquinho e um carro passou jogando lama em sua roupa? Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Ela havia dito: "È melhor deixar o barro secar primeiro. Depois fica mais fácil para limpar..."

- Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa. Deixe a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo...


Mariana não entendeu nada do que sua mãe tinha acabado de explicar, mas resolveu seguir o conselho e foi assistir televisão.

Logo mais a campainha tocou. Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão, e sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:
- Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Pois é, ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou muito bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi minha culpa!!

- Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou!!

E dando um forte abraço em sua amiga, levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo.

A raiva nos cega e impede que vejamos as coisas como elas realmente são. Nunca tome qualquer atitude com raiva.

Assim você evitará cometer injustiças e ganhará o respeito dos demais pela sua posição ponderada e correta.

"Deixe a raiva secar..."

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Canção das Mulheres...

Que meu amado saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.

Que meu amado note quando preciso de silêncio e não saia batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos por que estou quieta.

Que meu amado aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza e bom humor.

Que meu amado perceba minha fragilidade, e não ria de mim nem se aproveite disso.

Que se eu faço uma bobagem, que meu amado goste um pouco mais de mim, porque também preciso fazer tolices algumas vezes.

Que se estou apenas cansada, meu amado não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.

Que se começo a chorar sem motivo depois de um dia daqueles, meu amado não desconfie logo que é culpa dele, ou que não o amo mais.


Que se estou numa fase ruim, meu amado seja meu cúmplice, sem fazer alarde, nem dizendo "Olha que estou tendo muita paciência com você!"

Que se me entusiasmo por alguma coisa, meu amado não a diminua, nem me chame de ingênua, nem queira fechar essa porta necessária que se abre para mim, por mais tola que possa lhe parecer.

Que, quando sem querer, eu digo algo inadequada diante de outras pessoas, meu amado não me exponha nem me ridicularize.

Que quando levanto de madrugada e ando pela casa, meu amado não venha logo atrás de mim reclamando: ”Mas que chateação essa sua mania, volta logo prá cama!”

Que se eu eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, meu amado ainda assim me ache linda e me admire.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Água... em alguns lugares ela já não existe mais...


ÍNDIA: todos querem desesperadamente apenas um pouco de água...


SUDÃO: jovens sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com um filtro especial para evitar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné.


ÁUSTRIA: os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume no século passado. Trabalhadores da estação de esqui de Pitztal cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento...


NIGÉRIA: as águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo, sem qualquer cuidado.


ESTADOS UNIDOS: Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.


QUÊNIA: aldeões na ilha de Coronilla cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é totalmente salobra.


MAR DE ARAL: foi o quarto maior lago do mundo no início do século 20. Agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...

Valorize a água de sua torneira... em alguns lugares ela já não existe mais!!!


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rito da Passagem dos Índios "Cherokee"...


O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios de sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém.

Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Além disso, o candidato a homem não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.


Desta forma, o menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo.

Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.

Após a noite horrível em meios às densas trevas, o sol aparece e a venda é removida. Então ele descobre que seu pai esteve sentado na montanha próximo a ele a noite inteira, protegendo-o de todo e qualquer perigo.

Apenas porque você não enxerga ou não acredita em Deus não significa que Ele não esteja com você, protegendo-o...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Símbolos religiosos nas repartições públicas paulistas...


Em 2009 o Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosos das repartições publicas.

Abaixo transcrevo na íntegra o comentário do Frade Demetrius dos Santos Silva:

“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas...

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!

Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas!

Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte!

Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados!

Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento!

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos!”

FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Como evitar a cobrança da multa de trânsito...

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, NÃO É PRECISO PAGAR A MULTA!!!

Basta ir ao DETRAN e:

a) Pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB.

b) Levar xerox da carteira de motorista, documento do carro e a notificação da multa.

c) Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Abaixo está transcrito na íntegra o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro que comprova o fato:

Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

http://www.denatran.gov.br/ctb.htm


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Abração, Tiririca!

Enéas foi o candidato mais votado em 2002, morreu!!!

Clodovil foi o candidato mais votado em 2006, morreu!!!

Abração, Tiririca !!!


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Uma pescaria inequecível...


A garota tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia ia pescar no cais com seu pai próximo ao chalé da família.

A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filha saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.

A menina amarrou uma isca e começou a praticar arremessos. De repente, o caniço vergou, e ela soube no mesmo instante que havia algo realmente enorme do outro lado da linha...

O pai olhava com admiração, enquanto a garota habilmente e com muito cuidado erguia o peixe exausto da água...

Era o maior peixe que a menina já tinha visto, porém constatou-se um problema: a pesca dessa espécie só era permitida na temporada!

A garota e o pai olharam para o peixe, bonito, as guelras movendo para trás e para frente...


Nisso, o pai acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Pouco mais de dez da noite... ainda faltavam quase duas horas para a abertura da temporada...

Em seguida, olhou para o peixe, depois para a menina, e concluiu dizendo:
- Filha, você sabe o que tem de fazer, não é mesmo?

- Mas, papai...

- Vai aparecer outro!!! - insistiu o pai.

- Não tão grande quanto este! - choramingou a criança.

Nisso a garota olhou à volta do lago, à procura de outros pescadores, não encontrando absolutamente ninguém que os pudesse denunciar.

Porém, pela firmeza da voz de seu pai, sabia que a decisão era inegociável, e vagarosamente tirou o anzol com todo o cuidado da boca do peixe e devolveu-o à água.

No mesmo instante a menina teve certeza de que jamais pescaria um peixe tão grande quanto aquele.

Esse fato ocorreu há exatos trinta e quatro anos, e atualmente essa garota é uma arquiteta muito bem-sucedido profissionalmente, mas sua intuição estava corretíssima: nunca mais conseguiu pescar um peixe tão lindo como o daquela noite...

Porém, sempre vê o mesmo peixe todas as vezes que depara com uma questão ética: como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de CERTO e ERRADO: agir corretamente quando se está sendo observado é uma coisa, mas agir corretamente quando ninguém está nos observando, ISSO É ÉTICA!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Teste de raciocínio lógico...

Abaixo segue um simples teste de raciocínio lógico... se você conseguir solucioná-lo em menos de 30 segundos, parabéns!

ATENÇÃO: não vale espiar os comentários!!!! Tente resolver por sua própria conta!!! Você consegue! Fará muito bem para sua cidadania!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nossos idosos pais...

Quando você era bem pequeno seus pais gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições...

... ensinando você a se vestir, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa..

... limpando-o quando você sujava suas fraldas lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar a pentear seus cabelos...


... lhe ensinando valores humanos...



... por isso quando eles ficarem velhos um dia...

...quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder...

...não se chateie com eles...

...quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato...

...quando eles começarem a se sujar nas refeições...

...quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo...

...por favor, não os apresse...porque você está crescendo aos poucos, e eles estão envelhecendo...

...basta sua presença... sua paciência... sua generosidade... sua retribuição...

...para que os corações deles fiquem aquecidos...

...se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito...

...segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada... da mesma forma como eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar...

...fique perto dêles assim como eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você... torcendo por você...

...e vivendo "POR VOCÊ"!!!!