quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A praia...



Verão também é sinônimo de pouca roupa e muito chifre, pouca cintura e muita gordura, pouco trabalho e muita micose. Verão é picolé de Kisuco no palito reciclado, é milho cozido na água da torneira. Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no tênis.

Mas o principal ponto do verão é....a praia! Ah, como é bela a praia!!! Os cachorros deixam suas fezes e as crianças pegam pra fazer coleção. Os casais jogam frescobol e acertam a bolinha na cabeça das véias. Os jovens de jet ski atropelam os surfistas, que por sua vez, miram a prancha pra abrir a cabeça dos banhistas.

Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, três geladeiras de isopor, cinco guarda-sóis, raquete, frango, farofa, toalha, bola, balde, chapéu e prancha, acreditando que estão de férias.

Em menos de cinqüenta minutos, todos já estão instalados, besuntados e prontos pra enterrar a avó na areia...

E as crianças? Ah, que gracinhas! Os bebês chorando de desidratação, as crianças pequenas se socando por uma conchinha do mar...

As mulheres também têm muita diversão na praia, como buscar o filho afogado e caminhar vinte quilômetros pra encontrar o outro pé do chinelo. Já os homens ficam com as tarefas mais chatas, como perfurar o poço pra fincar o cabo do guarda-sol.

É mais fácil achar petróleo do que conseguir fazer o guarda-sol ficar em pé.

Mas tudo isso não conta, diante da alegria, da felicidade, da maravilha que é entrar no mar! Aquela água tão cristalina, que dá pra ver os cardumes de latinha de cerveja no fundo. Aquela sensação de boiar na salmoura como um pepino em conserva.

Depois de um belo banho de mar, com as partes íntimas cheias de sal e areia, vem aquela vontade de fritar na chapa. A gente abre a esteira velha, com o cheiro de velório de bode, bota o chapéu, os óculos escuros e puxa um ronco bacaninha.

Isso é paz, isso é amor, isso é o absurdo do calor!!! Mas, claro, tudo tem seu lado bom. E à noite o sol vai embora.

Todo mundo volta pra casa tostado e vermelho como mortadela, toma banho e deixa o sabonete cheio de areia pro próximo.

O Shampoo acaba e a gente acaba lavando a cabeça com qualquer coisa, desde creme de barbear até desinfetante de privada. As toalhas, com aquele cheirinho de mofo que só a casa da praia oferece!

Aí, uma bela macarronada pra entupir o bucho e uma dormidinha na rede pra adquirir um bom torcicolo e ralar as costas queimadas.

O dia termina com uma boa rodada de tranca e uma briga em família.

Todo mundo vai dormir bêbado e emburrado, babando na fronha e torcendo, pra que na manhã seguinte, faça aquele sol e todo mundo possa se encontrar no mesmo inferno tropical...

Luis Fernando Veríssimo


8 comentários:

  1. Isso foi muito bom! Esse cara " leu meus pensamentos"... Grande Luis Fernando Veríssimo!
    Eu também penso assim, tirando algumas poucas situações.
    Enfim, é isso.

    Ju

    ResponderExcluir
  2. Não concordo ser farrofeiro as veses pode ser muito divertido

    ResponderExcluir
  3. O texto é muito bacana Anderson. Mas o autor não é o Fernando Veríssimo mas Rosana Herman. Fica o link pra conferir.


    http://www.farofa.com.br/secret/summer.htm

    ResponderExcluir
  4. É bem assim,mais nós não deixamos de ir curtir um pouco deste prazer, kkkk.

    ResponderExcluir
  5. É bem isso,vai pensando que é bom !

    ResponderExcluir
  6. Também não concordo, porque esta citação se refere as praias super lotadas e praias super poluida, pois onde moro, em Balneario Gaivota-SC, o mar é limpo, tem bastante espaço para se divertir, tem dunas de proteção, o sol é mais brando, pois moramos mais no sul do Brasil, Enfim...moro no PARAÍSO...

    ResponderExcluir
  7. iconoclaustro@gmail.com3 de dezembro de 2016 às 11:11

    discordo solenemente!!!! a Pessoa que criou este texto e as que repassaram, trespassaram são todas pessoas amargas, e se quiseres ser feliz!! fuja das pessoas amargas!!! isto é puro despeito por não poder estar na praia!!!

    ResponderExcluir
  8. Levando em conta que, a única vez que fui para a praia detestei, showwww o texto, chorei de rir!!! Muito criativo, falou tudo... Mas respeito quem gosta

    ResponderExcluir

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper