sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Aula de direito...

Quando nosso novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Qual o seu nome?

- Juan, senhor.

- Saia de minha aula. Não quero que volte nunca mais! - gritou o professor.

Desconcertado, Juan recolheu suas coisas e saiu da sala. Todos estávamos indignados, mas ninguém falou nada. Em seguida, o professor perguntou à classe:
- Para que servem as leis?

Assustados, começamos a responder:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade, disse alguém.

- Não! respondeu o professor.

- Para cumpri-las.

- Não!

- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.

- Não! Será que ninguém sabe responder?

- Para que haja justiça, falou timidamente uma garota.

- Até que enfim!!! É isso: PARA QUE HAJA JUSTIÇA! E para que serve a justiça?

Mesmo incomodados pelo comportamento grosseiro do professor, respondemos:
- Para salvaguardar os direitos humanos.

- Bem, o que mais?

- Para mostrar a diferença entre o certo e o errado. Para premiar a quem faz o bem.

- Não está mal... agora, respondam: agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?

Todos ficamos calados.

- Quero que todos respondam ao mesmo tempo!

- Não! 

- Poderiam dizer que cometi uma injustiça?

- Sim!

- E por que ninguém fez nada? Para que servem as leis se não nos dispomos a colocá-las em prática? Todos temos de reclamar quando presenciamos uma injustiça!!! Vão buscar o Juan!!!

Naquele dia recebemos a lição mais importante do curso de Direito: "quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade."

6 comentários:

  1. Muito bom,porém quando colocado em prática somos chamados de revoltosos ou de inconformados,ou seja,quando colocamos em pratrica esta devesa, nem sempre somos compreendidos, mas parabéns pela rica colocação.

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  2. Parabéns, gostei muito, sempre digo que " A vida é uma constante batalha, na qual devemos mostrar o nosso valor".

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    1. Pessoal, Adriana...por que todas as publicações aparecem sempre com o ano de 2012??? vc não tem nada mais atual? por exemplo, 2015???

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  3. Temos que parar de viver sobre a visão da utopia...

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  4. UM EXEMPLO SENSACIONAL. É COMO SE A PRÁTICA PREVALECESSE SOBRE A TEORIA. ALIÁS EU PARTICULARMENTE ACHO SEMPRE QUE A PRÁTICA É A PÁ DE CAL PARA QQUER ENSINAMENTO. RESTAURA A TEORIA.

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  5. Considero de boa índole o método adotado por esse professor, nesse caso específico,no ensino da ciência/técnica do Direito. Talvez, no entender de muitos, a forma de expressão do mestre foi sem lisura, com grossura, em relação ao acadêmico. A maneira como agiu é até irrelevante, pois o que vale mesmo foi a classe ter auferido conhecimento e aprendido a lição.No entender do grupo, o professor não agiu "corretamente" porque todos disseram "não" ao seu procedimento.Entretanto, ninguém fez nada pelo Juan, eis que as leis devem ser colocadas em prática para que a injustiça seja reparada.Como a classe não defendeu o Direito do Juan, o próprio professor mostrou como se repara a injustiça cometida, com dignidade: "Vão buscar o Juan!!!" (de volta para sala de aula). Creio, então, que esse professor deu uma simples, porém grande aula de Direito. Parabéns.

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Anderson Rieper