quarta-feira, 25 de março de 2015

As janelas quebradas...


A Universidade de Stanford (EUA) realizou uma experiência de psicologia social: pegou dois veículos exatamente idênticos (mesma marca, modelo e cor) e os deixou abandonados na via pública por eatos 7 dias, para constatar como seria a reação da população.

Um dos veículos foi abandonado no Bronx (região pobre e conflituosa de Nova York), enquanto que o outro veículo foi abandonado em Palo Alto (região rica e tranquila da Califórnia).


Em poucas horas o veículo abandonado no Bronx começou a ser vandalizado: perdeu as rodas, o motor, os espelhos, o rádio, e tudo mais que pudesse ser aproveitado. E o que não puderam levar foi sumariamente destruído.

Decorridos o prazo de 7 dias, enquanto o veículo do Bronx estava sumariamente destruído, o veículo de Palo Alto continuava intacto, não sofrendo qualquer tipo de vandalismo

A partir desse instante, um segundo teste teve início: os pesquisadores quebraram um dos pára-brisas do automóvel de Palo Alto, e em poucas horas o automóvel começou a ter a mesma experiência do veículo abandonado no Bronx: o roubo, a violência e o vandalismo deixaram o veículo totalmente destruído!!


Mas por quê o simples gesto de quebrar um pára-brisa de um veículo abandonado num bairro supostamente seguro foi capaz de iniciar todo um processo criminoso? Obviamente não foi em função do estado de pobreza ou intelectual da população, ms sim algo que tem a ver com a psicologia humana e com as relações sociais.

Um pára-brisa partido transmite uma ideia de deterioração, de desinteresse, de despreocupação. Faz quebrar os códigos de convivência (uma eventual ausência da lei, de normas, de regras). Induz ao “vale-tudo”. Cada novo ataque que a viatura sofria apenas reafirmava e multiplica ainda mais essa ideia, até que a escalada de violência se tornou irracional.

Essa experiência resultou na plena aceitação da "Teoria das Janelas Quebradas: o índice de criminalidade é maior nas regiões onde o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores. 


Essa teoria trouxe algumas conclusões muito sérias sobre a sociedade em que vivemos:

a) Se uma janela de um prédio se quebra e ninguém o conserta, então muito rapidamente estarão partidos todas as demais janelas. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o crime.

b) Se por acaso são cometidos pequenos delitos (como estacionar em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar com o sinal vermelho) e as pessoas não foram notificadas com multas, então estas mesmas pessoas começam a cometer infrações MAIS GRAVES.

c) Se o comportamento violento das crianças é aceito como algo normal, e espera-se que com o passar do tempo elas próprias abandonem tal hábito, o padrão de desenvolvimento será de VIOLÊNCIA AINDA MAIOR quando estas crianças se tornarem adultas.

d) Se espaços públicos forem deteriorados e são progressivamente abandonados pela maioria das pessoas, estes mesmos espaços serão ocupados pelos delinquentes e marginais.


Tendo em mente os resultados da Teoria das Janelas Partidas, na década de 80 a cidade de Nova York resolveu aplicar tal ideia no principal ponto de criminalidade e periculosidade: seu metrô. Começou-se a combater as pequenas transgressões (lixo jogado no chão das estações, alcoolismo público, evasões ao pagamento de uma simples passagem, pequenos roubos e leves desordens). Os resultados foram impressionantes: o metrô tornou-se um ponto de referência em termos de segurança para a família!!

Em 1994, o então prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, impulsionou a Teoria das Janelas Quebradas adotando uma política de "Tolerância Zero": não permitir transgressões à Lei e às normas de convivência urbana, independente do grau de criminalidade. O resultado prático foi uma enorme REDUÇÃO de todos os índices criminais em TODA A CIDADE de Nova York!!


Muitos dizem que o Brasil não tem jeito, e não é levado a sério (ou seria lavado a jato??) pela comunidade internacional. Mas será que, se devidamente aplicada, a Teoria das Janelas Quebradas poderia sim exterminar de vez o mal da corrupção, impunidade, imoralidade e criminalidade que nos ronda??

A mudança deve começar primeiramente em NÓS, cidadões INDIVIDUAIS, em aplicar a Teoria das Janelas Quebradas em NOSSA vida, e a seguir exigir das autoridades tal comportamento de mudança. A sociedade que assim escolher proceder estará deixando um mundo melhor para seus filhos e netos...

Um comentário:

Nesse exato momento seu comentário está sendo analisado, e caso NÃO possua palavrões será aprovado dentro de alguns minutos..

AGRADECIDO por postar seu comentário!! Você está contribuindo ainda mais para melhorar esse espaço que é de todos!! :-)

Grande abraço em Cristo!!

Anderson Rieper